quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tese do CABAM - Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia

QUE A LUTA DA JUVENTUDE NO MUNDO INTEIRO NOS INSPIRE!!

Tese do centro acadêmico da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da UFRGS-CABAM

            Primeiramente gostaríamos de deixar uma saudação a todos que estão presentes no V Congresso de Estudantes da UFRGS.
            E dizer que este congresso se realiza em um momento ímpar, onde assistimos lutas da juventude no mundo inteiro: Egito, Espanha, Portugal e Chile, tendo em todas estas lutas objetivo comum: lutar por condições de vida melhores.
            Por isso nós dizemos que no Brasil não é diferente, e que nos solidarizamos com a luta dos estudantes do mundo por entender que estas lutas são por uma vida digna, onde a juventude tenha perspectivas de vida, que passa necessariamente por um ensino público, gratuito e de qualidade.
            Por isso dizemos que temos muitos motivos para lutar também, pois aqui no Brasil estamos longe de ter qualidade no ensino e “universalização”, é só observar os altos índices de analfabetismo (mais de 10% da população) e apenas 14% da juventude têm acesso ao ensino superior público, e todos os outros ficam de fora, e que mesmo este ensino “público” é muito oneroso para os estudantes.
            Hoje vivemos uma realidade onde a juventude não pode mais só estudar, os estudantes de nossos três cursos (biblioteconomia, arquivologia e museologia) na sua maioria estudam e trabalham, dificultando permanência na universidade.
            Acreditamos que o governo deve investir muito mais em educação para ser ampliados os RU’s, acabar com o serviço terceirizado na Universidade, comprar mais livros para as bibliotecas, aumentar o valor e o número de bolsas permanência, aumentar o valor e número de bolsas de extensão (fortalecendo assim o tripé: Ensino – Pesquisa – Extensão), construir prédios para os novos cursos, construir espaços de convivência estudantil, propiciar a participação dos estudantes nos encontros de cursos,  aumentar as vagas nas universidades públicas com o respectivo aumento de investimento nestas universidades, abrir concurso para professores e etc. Então acreditamos que se fosse política do governo priorizar a educação poderíamos dar grandes saltos na universalização do ensino, que tanto o governo propagandeia, mas é sentido na realidade, quando vemos colegas abandonando os estudos por não ter como se manter. Por isso exigimos o investimento de 10% do PIB já para a educação pública já!

RU’s

            Uma grande dificuldade encontrada pelos estudantes são as enormes filas dos RU’s, resultando em muitas vezes não dá tempo de sair de uma aula, almoçar e voltar para aula, ou pior, sair da aula, almoçar e ir trabalhar. Por isso lutaremos pela ampliação dos RU’s; que volte o suco; que a Universidade incentive o uso de canecas, acabando com o uso de copos plásticos; que os estudantes vegetarianos tenham opções no cardápio. Sensibilizamos-nos também com a precariedade dos trabalhadores terceirizados na UFRGS, que tem salários defasados e cumprem as tarefas mais pesadas na nossa universidade, como a limpeza, fazem a comida dos estudantes e etc, precisamos exigir que estes trabalhadores sejam incorporados no quadro funcional da ufrgs e se abra concurso para contratar mais servidores, acabando assim com o serviço terceirizado, tanto nos RU’s como na universidade como um todo.

Assistência estudantil

            Vemos como muito importante a assistência estudantil para permanecer na Universidade, e também vemos como insuficientes o valor pago pelas bolsas, sejam bolsas SAE ou bolsas de pesquisa, e etc., pois com o alto custo dos xérox (temos que sempre tirar xérox pois não temos os livros que os professores pedem na biblioteca, e se tem, são poucos exemplares para um número muito grande de alunos), o alto valor que pagamos no transporte, na alimentação, enfim na nossa manutenção na universidade, e que era para suprir isto deveriam ter mais bolsas de permanência, bolsas de pesquisa e etc, mas principalmente aumentar imediatamente o valor destas bolsas, para suprir as reais necessidades dos estudantes! Por isso precisamos sacudir nossa Universidade, chamar todos os estudantes e Centros Acadêmica e exigir de Dilma e do Ministro da Educação, mais investimento na educação pública!Educação tem que ser prioridade!

Bibliotecas
            Hoje enfrentamos um problema objetivo nas nossas bibliotecas, os livros dos planos de ensino de nosso professores não têm na biblioteca, e quando os têm são em poucos exemplares, o que nos faz gastar grande parte de nosso orçamento em Xerox, e muitas vezes nem temos condições de pagar por todas essas cópias. Queremos mais livros na biblioteca!

Espaços estudantis de convivência

Somos aqueles que acreditam que a educação não é completa se ficarmos somente na sala de aula, precisamos participar de seminários de formação, de palestras e etc, mas também acreditamos que a troca de experiências e a convivência com colegas é muito importante para a formação, sendo neste sentido, muito importante espaços de convivência, seja para fazer rodas de conversas ou até mesmo comemorações e festas. Neste sentido, a nossa universidade não proporciona isto aos estudantes, por isso queremos que os Centro Acadêmicos tenham espaços para os estudantes, tanto para o CA, DA, como para fazer suas festas, por exemplo na FABICO (que é onde se situa nossos cursos), o único local que temos para fazer nossas confraternizações é o DCE da saúde que é muito pequeno e sua estrutura completamente precária, chegando ao cumulo de que se marcamos para um dia a festa, e neste dia chove não temos condições de faze-lo pois não cabem todos os estudantes dentro do espaço.
            Por isso reivindicamos que assim como o Centro de Vivencias do Vale, os estudantes dos outros campis da Universidade também tenham Centros de Vivencias para fazer suas atividades.
            Por todo os pontos elencados a cima exigimos:

- Ampliação dos RU’s!
- Volta do Suco nos RU’s!
- Uso de canecas!
- Cardápio vegetariano nos RU’s!
- Aumento imediato do valor das bolsas
- Aumento imediato do número de bolsas oferecidos para os estudantes!
- Mais livros nas bibliotecas!
- Acabar com o serviço terceirizado, abrindo concurso para estes, e incorporando os trabalhadores que já estão trabalhando, no quadro de servidores públicos da Universidade.
- Construção de espaços de convivência para os estudantes!

            Para que tudo isso seja possível, exigimos a aplicação imediata de 10% do PIB para a educação pública já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário