quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Contribuição do Movimento Juntos!

Das praças da Espanha à Reitoria da UFRGS
Contribuição do Movimento Juntos! ao V Congresso de Estudantes da UFRGS
Em memória de Manuel Gutiérrez, 
jovem assassinado nas mobilizações 
chilenas pela educação pública.
Introdução

Esta é a tese dos estudantes que compõem, ou apoiam o Juntos! Juventude em Luta, membros de Centros Acadêmicos, diretores e apoiadores do DCE, e outros diversos estudantes que concordam com a visão de Sociedade e Universidade aqui expressa. Somos um movimento de juventude ligado às lutas internacionais, defendemos a diversidade e liberdade. Assim como os espanhóis, somos os jovens indignados! Nosso compromisso é com a construção de uma educação popular e emancipadora!
“Vem, vem com a gente: queremos um futuro diferente!”

O Mar da História está agitado

2011 é um ano que já entrou para a História das mobilizações no mundo. Os jovens tunisianos e egípcios ensinaram para o mundo um novo método de mobilização: ocuparam as praças de suas cidades para protestar. Criaram assim um ‘efeito dominó’ que já derrubou três ditadores no Norte da África.
Na Espanha, os jovens disseram “basta” aos governos e criaram o símbolo da juventude indignada clamando por uma DEMOCRACIA REAL JÁ! Na Grécia e em Portugal, também a juventude sem emprego, sem cultura, sem educação, mostrou que também não tem mais medo.
No Chile, os estudantes jamais viram educação gratuita, o principal laboratório neoliberal da América Latina foi o palco das principais mobilizações estudantis neste ano. Mais de 700 instituições de ensino foram ocupadas, e os indignados chilenos colocaram mais de um milhão de pessoas nas ruas em nome da educação pública. Em todos estes processos o que mais impressionou foi a força da juventude de protagonizar as mudanças. Aqui no Brasil e no RS também precisamos protagonizar a voz dos indignados, e este momento já está marcado: “15 de Outubro, os indignados do mundo tomarão as praças para protestar”, este foi o chamado dos jovens espanhóis para os indignados do mundo. Vamos Juntos?

Brasil: país das maravilhas?

No ano passado, assistimos na televisão várias propagandas eleitorais pintarem o Brasil das mil maravilhas. Foi preciso apenas alguns meses após as eleições para vermos que tudo isso não passava de um conto de fadas.
Logo no início do ano, 50 bilhões de reais foram cortados do orçamento das áreas sociais pelo governo de Dilma, e trabalhadores de todas as categorias entraram em greve para reivindicar salários e condições de trabalho mais dignos. Ao mesmo tempo, assistimos os ‘ilustríssimos’ representantes do povo aumentarem seus próprios salários em reajustes que variam de 62% a 140%.
A corrupção no Brasil é algo quase habitual. Até o momento, três ministros já deixaram suas funções com sérias acusações de desvio de verbas públicas e tráfico de influência, num governo que não completou nem um ano de mandato. Isso nos faz pensar que teremos que estar Juntos! para exigir as mudanças necessárias na política brasileira.

Educação Pública merece 10

Durante décadas os estudantes lutam por verbas para a educação pública. Hoje infelizmente o Governo Federal disponibiliza menos de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, abaixo inclusive do que propunha o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. O PNE (Plano Nacional de Educação) propõe que 7% do PIB seja investido na educação, a ser implantado até 2020. Não podemos aceitar este tipo de desvalorização! Vemos a educação como um projeto estratégico para o desenvolvimento do País, e achamos que 7% até 2020 é pouco, queremos lutar pela implantação de 10% do PIB para a Educação já! Sem investimento não há Universidade Popular.


A UFRGS que queremos!

Defendemos uma Universidade Pública e Popular em toda sua essência, que esteja de portas abertas o ano inteiro, e que ofereça as condições de permanência necessárias para o estudante. Queremos uma universidade pública, inclusiva e gratuita, e precisamos da tua ajuda!

Garantir e ampliar o acesso à universidade

Para que a nossa Universidade se torne de fato popular, é necessário que ela ofereça espaço para o estudante trabalhador. Defendemos a criação da modalidade noturna em todos os cursos da UFRGS.
Comemoramos o sucesso das ações afirmativas, que desde 2008 vêm trazendo uma cara nova para a Universidade.
Defendemos também a criação e o apoio dos estudantes da UFRGS a iniciativas de cursinhos populares, que construam uma política de acesso aos setores mais excluídos da nossa sociedade à Universidade pública.

Políticas necessárias à permanência dos estudantes

Após ingressar na universidade, os estudantes precisam ter garantidas as mínimas condições para que permaneçam nela com a qualidade devida. Elencamos três eixos para indicar o que acreditamos ser necessário para a permanência destes estudantes:

I – Mais Assistência Estudantil!
Precisamos exigir que a Universidade ofereça mais vagas nas Casa do Estudante. A Casa do Estudante do campus do Vale é extremamente necessária, mas também é preciso administrar as já existentes: os moradores da CEU precisam ter a sua autonomia respeitada, e a CEUFRGS sofre com sérios problemas de infraestrutura.
Além de morar, os estudantes precisam se alimentar. Mas do jeito que está não dá mais! O Restaurante Universitário do campus Central é uma prova do descaso da Reitoria com os estudantes, filas quilométricas se formam diariamente.
Queremos Bolsa-permanência real! Este ano a bolsa teve um reajuste de 5%, enquanto a passagem escolar aumentou 10%! Exigimos aumento do valor mínimo da bolsa para R$ 450,00 Já!

II – Avaliar e Renovar a Infraestrutura!
A UFRGS ainda tem sérios problemas estruturais: muitos laboratórios nas engenharias e ciências exatas estão sucateados, faltam professores na FABICO e na FACED, falta segurança à noite em todos os Campi.
Para os estudantes de cursos noturnos da UFRGS pegar livros na biblioteca é um martírio.  Grande parte das bibliotecas da Universidade fecham no final da tarde, para quem chega do trabalho atrasado pra aula é impossível. Além do mais, muitas bibliotecas (como a do IFCH) não têm mais estrutura para comportar seus livros, por isso não há renovações no acervo! Devemos lutar pela ampliação das bibliotecas, pela construção da nova biblioteca do campus do Vale e pela imediata abertura de todas elas até o horário do fim das aulas, às 22h!
Aumentam os alunos, mas nem um centímetro quadrado aumentou na UFRGS! Existem cursos sem salas de aula adequadas, e ainda a histórica promessa do prédio novo do Instituto de Artes, que jamais saiu do papel.

III – Democracia Real na UFRGS Já!
Combinado com o chamado dos espanhóis, refletimos a Universidade como herdeira de um modelo atrasado de participação. Os Conselhos, Câmaras e Comissões de Graduação são compostos por 70% de professores, 15% de servidores técnicos e apenas 15% de estudantes! Os professores têm um espaço hegemônico de controle e decisão. Acreditamos que esta realidade precisa mudar, pois a Universidade é construída por professores, técnicos e estudantes juntos. Propomos um modelo paritário de gestão e de eleições, onde todos tenham o mesmo peso nas decisões e possam ter uma participação efetiva nas decisões da universidade, sem hegemonia de nenhum setor!


Movimento Estudantil

O movimento estudantil da UFRGS segue sendo uma referência nacional de luta e mobilização. Depois de uma gestão desastrosa ligada ao PSDB e PP os estudantes trouxeram o DCE de volta para as lutas sociais, comprometidos com a democracia estudantil concretizado neste V Congresso de Estudantes. Estivemos presentes em todas as lutas estudantis e pela educação este ano. Mas queremos ainda mais! Queremos que todos os estudantes venham debater conosco os rumos da nossa Universidade, e construir não apenas o Movimento Estudantil, mas também ajudar a construir a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Contribuições Específicas

Cursos Noturnos Já
Quando falamos em expansão e acesso á universidade também queremos conquistar as condições de permanência. Mais cursos noturnos na universidade é democratizar o acesso para aqueles que trabalham ou sustentam a família também poderem tirar seu curso superior. Nesta defesa enfatizamos a criação imediata e necessária dos cursos de Letras e Pedagogia Noturnos. Existe uma demanda histórica nestes cursos e a exemplo da pedagogia que mais de 70% dos estudantes já trabalham na área. Também é importante lembrar que a UFRGS é a única universidade do estado que não tem esta modalidade noturna.

UFRGS Portas Abertas: Para a Cidade
Existe uma movimentação por parte da administração da universidade de com os anos fechar as entradas externas da UFRGS e voltá-las para dentro. Somos contra estas medidas que são fragmentadoras da Arquitetura histórica da universidade (como no caso do Direito e antiga Medicina) e são socialmente arrogantes. As portas de entrada para a universidade não devem ser as portas dos fundos. A universidade não deve ser voltada para dentro de si mesma. Por uma Arquitetura inclusiva e social. Portas para a rua alem de manterem a proposta arquitetônica original ainda são inclusivas, dialogam com a comunidade deixando a universidade receptiva para os cidadãos. Alem do mais quando o estudante sai da universidade á noite se sente mais seguro de ter a porta da universidade como um vigia noturno do seu caminho.
- Entrada dos Prédios da UFRGS voltadas para as ruas

Chega de Promessas: CEUE e Catacumbas de volta Já
Há mais de cinco anos a Reitoria promete devolver o espaço histórico do primeiro centro acadêmico da UFRGS. O Centro de Estudantes Unificado das Engenharias (CEUE) tinha sua sede no chamado "predio velho" da engenharia, esquina da Oswaldo com a João Pessoa. Ali também tinha o consagrado espaço das "Catacumbas", local de festas e atividades culturais de gestão do CEUE. Há muito se fala da entrega da obra e fim das reformas -  que alem do centro conterá também salas de aulas - mas nenhum prazo é cumprido. Este ano o reitor - em reunião com o DCE e CEUE - firmou compromisso de entrega do espaço para o prazo limite do fim do ano. Ao visitar a obra foi verificado junto aos engenheiros a possibilidade de pronta entrega em 3 meses. Isso foi em janeiro. Não dá mais para esperar. Muitas gerações de alunos já entraram na UFRGS sem conhecer este espaço e saber o que é seu por direito. Nenhum prazo a mais. Pelo termino da obra e entrega imediata do espaço do CEUE/Catacumbas.

Bandeiras e propostas do Juntos! para o V Congresso de Estudantes da UFRGS:

       Democracia Real na UFRGS Já! Paridade nos Conselhos, eleições, e órgãos deliberativos da UFRGS! 33/33/33
       Construção do Acampamento da Juventude Indignada no dia 15 de Outubro!
       10% do PIB para a Educação Já!
       Novo prédio do Instituto de Artes!
       Nova biblioteca do campus do Vale!
       Casa do Estudante do Campus do Vale!
       Melhorias e ampliação das casas do estudante!
       Aumento efetivo das bolsas: R$ 450,00 já!
       Ampliação do RU do Centro e construção imediata do RU 06!
       Pedagogia e Letras noturnos!
       Reabertura do cargo de Segurança Universitário!
       Bibliotecas abertas até as 22h!
       Creche Universitária para filhos/filhas de estudantes
       Espaço Físico para o Coral da UFRGS
       Fornecimento dos Instrumentais Exigidos no Curso de Odontologia através, por exemplo, da criação de uma biblioteca desses materiais que possam ser utilizados pelos graduandos.
       Término imediato da obra do "prédio velho" da engenharia.
       Devolução imediata do espaço CEUE/Catacumbas.
       Prédio para Nutrição.
       Almoço dos(as) formandos(as) da Nutrição no refeitório do HCPA.
       Maior variedade e quantidade de livros voltados para Nutrição na Biblioteca da Famed.
       Recursos para o laboratório de Técnica Dietética.
       Ampliação do RU Saúde.
       Atendimento presencial diário na Comissão de Graduação em todas os cursos.


Assinam esta tese:

1.                  Rodolfo Mohr – Jornalismo – Diretor de Movimentos Sociais da UNE – DCE UFRGS
2.                  Sayuri Kubo – Jornalismo – Coordenadora Geral do DCE UFRGS
3.                  Gabriel Zatt – Pedagogia – Tesoureiro do DCE UFRGS
4.                  Nina Becker – Ciências Sociais – CECS – DCE UFRGS
5.                  Guilherme Andreis – Ciências Sociais – CECS – DCE UFRGS
6.                  Raquel Matos – Publicidade e Propaganda – DCE UFRGS
7.                  Frederico Marchese – Geografia – DCE UFRGS
8.                  Ricardo Souza – Políticas Públicas – CAPP – DCE UFRGS
9.                  Paola Rodrigues – Jornalismo – DCE UFRGS
10.              Mayna de Ávila – Saúde Coletiva – DCE UFRGS
11.              Lucas Magnus – Arquitetura – DAFA – DCE UFRGS
12.              Andriws Porto Alegre – Pedagogia – DCE UFRGS
13.              Tiago Guterres – Administração – DCE UFRGS
14.              Andreas Ostermann – Geologia – CAEG – DCE UFRGS
15.              Silvana Oliveira – Ciências Sociais – CECS – DCE UFRGS
16.              Eduardo Peruzzo – História – CHIST – DCE UFRGS
17.              Rafael Lemes – Direito – DCE UFRGS
18.              Ricardo Mendes Benhard – Medicina – DCE UFRGS
19.              Alejandro Velasco – Artes Visuais – DCE UFRGS
20.              Matheus Loureiro – Biomedicina – CEBIOM – DCE UFRGS
21.              Gabriel Vargas Bernardo – Psicologia – DCE UFRGS
22.              André Felipe Saggin – Pedagogia – DAFE
23.              Khristofer Pereira Castro – Letras – CEL
24.              Tiago Loblein – Matemática – DAEMA
25.              Diuliano Wagner – Ciências Sociais – CECS
26.              Alfredo Job – Ciências Sociais – CECS
27.              Carina Kunze Rosa – Ciências Sociais – CECS
28.              Bruna Helfestein Zanardo – Relações Públicas
29.              Giovani de Oliveira – Jornalismo
30.              Bárbara Sabrine Kilpp – Medicina
31.              Karine Farias – Arquitetura
32.              Nathalia Bittencourt – Jornalismo
33.              Gabriele Tolotti – Relações Públicas
34.              Alexandre Haubrich – Ciências Sociais
35.              Aline Dias Bernardes – Jornalismo
36.              Roberta Dornelles Ferreira da Costa – Farmácia
37.              Kátia Carolina Meurer Azambuja – Ciências Sociais
38.              Carla Zanella – Ciências Sociais
39.              Marcel Hartmann Prestes – Jornalismo
40.              Paulo Abraão da Silveira – Ciências Sociais
41.              Bruna Dornelles – Relações Públicas
42.              Jean Pierre Bocca – Publicidade e Propaganda
43.              Mel Oliveira Guirro – Engenharia Ambiental
44.              Gustavo Koetz da Rosa – Relações Internacionais
45.              Henrique Gomes Acosta – Relações Internacionais
46.              Mariana Moreno – Ciências Sociais
47.              Luísa Adegas – Publicidade e Propaganda
48.              Bernardo Reckziegel – Ciências Econômicas
49.              Alexandre Kazuo Kubo – Publicidade e Propaganda
50.              Manoela Rebello Griebeler – Relações Públicas
51.              Daniel Santos – Filosofia
52.              Vinicius Solano – Administração
53.              Desirée Pozebom – Enfermagem
54.              Juliana Lindner da Silva – Relações Públicas
55.              Alana Zanchet – Engenharia de Alimentos
56.              Vinicius dos Santos Nunes – Relações Públicas
57.              Jonathan de Oliveira Gomes – Publicidade e Propaganda
58.              Ângelo Antonio Ferreira – Relações Públicas
59.              Rodrigo Bartmer Giollo – Engenharia Mecânica
60.              Marcelo Augusto Heberts – Engenharia Elétrica
61.              Stefan Prado Motz – Design Visual
62.              Victor Oliveira Eskinazi – Jornalismo
63.              Cristian Schaefer – Administração
64.              Carolina Ghilardi – Direito
65.              Luciana Dall Ago – Relações Públicas
66.              Emanuelle Licht – Relações Públicas
67.              Luan Ferreira – Publicidade e Propaganda
68.              Guilherme Matzembacher – Direito
69.              Marcus Vianna – História
70.              Taís Castro – Jornalismo
71.              Camila Maccari – Jornalismo
72.              Shinichi Kubo – Letras
73.              Débora Madalena Silva - Pedagogia
74.              Patrícia Rodrigues - Biologia
75.              Caroline Corrêa - Matemática
76.              Lucas Biassusi – Matemática
77.              Fernando Andrés Freitas – Publicidade e Propaganda
78.              Bruno Baraldo – Filosofia
79.              Dionatan Leal – Engenharia Elétrica
80.              Gabriel Soccol – Geologia
81.              Samir Mohr – Relações Públicas
82.              Maiara Ferreira – Relações Públicas
83.              Irene Beatriz Petrolski – Relações Públicas
84.              Dominique  Pimentel  Farias – Relações Públicas
85.              Lucas Pitta Klein – Publicidade e Propaganda
86.              Juliano Marchant Dornelles - Jornalismo
87.              Raissa Curbello Silveira – Publicidade e Propaganda
88.              Nathalia Bittencourt - Jornalismo
89.              Janyce Qui9nes – Publicidade e Propaganda
90.              Thais Ranzi – Publicidade e Propaganda
91.              Patricia Bernardo – Publicidade e Propaganda
92.              Augusto Spies – Publicidade e Propaganda
93.              Matheus Rosa Barbosa – Publicidade e Propaganda
94.              Jéssica Kilpp – Jornalismo
95.              Maria Fernanda Cavalcanti – Jornalismo
96.              Samir El Hawatt – Jornalismo
97.              Shana Torres – Jornalismo
98.              Mellanie Dutra – Biomedicina
99.              Gustavo Barbosa – Odontologia
100.          Alessandra Bohm – Pedagogia
101.          Rafael Firmino – Medicina
102.          Débora Schwarthaupt Eugênio – Pedagogia
103.          Laura Dick Martini – Pedagogia
104.          Manuela da Fonseca Miranda – Pedagogia
105.          Pauline Braga Vargas – Pedagogia
106.          Milena Mariz Beltrão – Teatro
107.          André Morais França – Relações Internacionais
108.          Othon Veloso Schenatto – Relações Internacionais
109.          João Gabriel Burmann – Relações Internacionais
110.          João Arthur da Silva Reis – Relações Internacionais
111.          Valentina Assis Arnt Andreazza Rossi – Relações Internacionais
112.          Marília Bernardes Closs – Relações Internacionais
113.          Renata Schimitt Noronha – Relações Internacionais
114.          Camila Dresch – Psicologia
115.          Bruna Silva – Odontologia
116.          Júlia Franciele Rost – Odontologia
117.          Carmem Pires – Odontologia
118.          Cleber Saraiva – Odontologia
119.          Thiago Rodrigues – Odontologia
120.          Fabio Alex – Odontologia
121.          Gustavo Leivas Barbosa – Odontologia
122.          Clarissa Brasil – Odontologia
123.          Caroline Marques – Odontologia
124.          Juliana Dellegrave – Odontologia
125.          Juliana Beatris M. do Nascimento – Odontologia
126.          Daiana Bourscheid – Odontologia
127.          Kelly Carvalho – Odontologia
128.          Débora Grando – Odontologia
129.          Priscila Barcellos – Odontologia
130.          Karine da Silveira – Odontologia
131.          Luana da Cruz – Odontologia
132.          BenHur Oliveira  - Políticas Públicas
133.          Etiele Senna – Biologia
134.          Natália Vieczorek – Engenharia Civil
135.          Priscila Coutinho – Engenharia Civil
136.          Rodrigo Kutter – Engenharia Civil
137.          Fabricio Pietrobelli – Engenharia Civil
138.          Rodrigo Tubelo - Odontologia
139.          Marcelo Carraro - Odontologia
140.          Paula Dapper - Odontologia
141.          Thomas Forte - Odontologia
142.          Francisco Medella - Odontologia
143.          Fernando Bockmann - Odontologia
144.          Rodrigo Vieira - Odontologia
145.          Tainã Nakamura - Odontologia
146.          Mariana Loch dos Reis - Odontologia
147.          Francisco Medella Junior - Odontologia
148.          Daniel Lacerda - Odontologia
149.          Carlos Eduardo Borba - Odontologia
150.          Alessandra Dariva – Odontologia
151.          Natália Todeschini Tonelo - Serviço Social
152.          Analice Alves Siqueira - Letras
153.          Mariana Gil Carneiro e Silva – Jornalismo
154.          Julia Machado Biasibetti - Jornalismo
155.          Pedro Heberle - Jornalismo
156.          Cícero Vicente Schmidt de Aguiar - História
157.          João Rodrigues Quaresma Neto - Ciências Sociais
158.          Érica Onzi Pastori - Ciências Sociais
159.          Janine Prandini Silveira - Ciências Sociais
160.          Luciana Pêss - Pedagogia
161.          Paula Pillar Pinto - Arquitetura
162.          Marcelo Ferrante - Arquitetura
163.          Bruno Paz da Costa - Arquitetura
164.          Rochelle Lucas Martins - Pedagogia
165.          Marianne de Almeida Farias - Pedagogia
166.          Camila Stella Maggioni Pastori - Direito
167.          Caroline Castro Bauer – Nutrição
168.          Lucas Domingues Alves - Música
169.          Priscila Rodrigues Borges - Pós-Graduação em Antropologia
170.          Raquel Helen dos Santos Fortes - Música
171.          Fernanda Rocha dos Santos - Ciências Sociais
172.          Iara Barata Collet – Pedagogia
173.          Mateus Melchionna – Teatro
174.          Claudia Scalco Franke – Letras
175.          Rafael Berbigier de Bortoli – Direito
176.          Magda de Souza Avila – Biblioteconomia
177.          Bruna Campos – Economia
178.          Lívia Biasotto - Ciências Sociais
179.          Gustavo do Amaral Peruzzo - Engenharia Química
180.          Fernanda Klafke – Ciências Sociais
181.          Luciana Tubello Caldas – Ciências Socias
182.          Raisa da Silva Oyarzabal – História
183.          Larissa da Silva Oyarzabal – Geografia
184.          Artur Cordeiro de Sousa – Geografia
185.          Diuliana Kuspik – Geografia
186.          Caroline Herrmann – Ciências Econômicas
187.          Eliel Garcia da Rosa – Administração
188.          Ariston Frasnelli Rocha – Farmácia
189.          Alessandra Maria Bohm – Pedagogia
190.          Rossano Fernandes Echevarria – Serviço Social
191.          Roberta Agostini – Artes Visuais
192.          Lena Kurtz – Artes Visuais
193.          Márcio Montagna Cóssio – Artes Visuais
194.          Silvia do Canto – Artes Visuais
195.          Luana Mitto – Artes Visuais
196.          Jéssica Camejo – Artes Visuais
197.          Tiele Bertol – Artes Visuais
198.          Gabriela Dal Bosco Sitta – Ciências Sociais
199.          Camila Braz da Silva – Ciências Sociais
200.          Márcio Fagundes Abraão – Ciências Sociais
201.          Marina Hecker – Ciências Sociais
202.          Jéssica Schaefer Zajaczkowski – Ciências Sociais
203.          Diego Campos – Administração Pública
204.          Rhayza Grassotti - Pedagogia
205.          Hélio Luis Cardoso França - Filosofia
206.          Bruna Paulsen Panato - Enfermagem
207.          Lucas de Moraes Mello - Publicidade - 194718
208.          Carlos Eduardo F. Ribeiro - Publicidade e Propaganda
209.          Felipe Comaretto - Relaçõe Públicas
210.          Mateus Ferrandin - Relaçõe Públicas
211.          Adriana Schons - Publicidade e Propaganda
212.          Lucas do Carmo Régio - Publicidade e Propaganda
213.          Carolina Schimidt - Publicidade e Propaganda
214.          Tainá Braga - Relações Públicas
215.          Ingrid dos Reis - Relações Públicas
216.          Cecília Ribeiro - Jornalismo
217.          Daniel Jacoby Vasquez - Publicidade e Proopaganda
218.          Marco Frassanito Wolff - Relações Públicas
219.          Maurício Lobo - Jornalismo
220.          Luis Felipe silveira abreu - Jornalismo
221.          Guilherme Souza - Jornalismo
222.          Lucilene Athaide - Jornalismo
223.          Sedenir Cardoso - Publicidade e Propaganda
224.          Lucas Ebbesen Silva - Jornalismo
225.          Rafael da Rosa Correia - Jornalismo
226.          Monique Furlan  - Relações Públicas
227.          Amanda Pedroso - Relações Públicas
228.          Christine Hartmann Leopardo - Relações Públicas
229.          Paolla Stefenon - Relações Públicas
230.          Ana Carolina Almeida - Relações Públicas
231.          Ana Luiza Brock - Relações Públicas
232.          Italo Moreira - Relaçõs Públicas
233.          Maiara Ferreira - Relações Públicas
234.          Diego Felipe Weber - Jornalismo
235.          Gabrielle de Paula - Jornalismo
236.          Matheus Bertoldo - Jornalismo
237.          Leonardo Baldessarelli - Jornalismo
238.          Luciana Reis - Geografia
239.          Wagner Luis das Neves Teixeira - Ciências Contábeis
240.          Gabriel Nunes Souza - Enfermagem
241.          Antônio Carlos da Silva Goulart - Arquivologia
242.          Cristiano Santos da Silva - Políticas Públicas
243.          Raquel de Mello - Geologia
244.          Gabriela Garcia Vianna Boessio - Engenharia de Alimentos
245.          Taiany Correa - Engenharia de Alimentos
246.          Gabriele Nunes Souza - Enfermagem
247.          Wagner Luis das Neves Teixeira - Ciências Contábeis
248.          Rodrigo Stegal Falcão - Políticas Públicas
249.          Cristiano Santos da Silva - Políticas Públicas
250.          Luiz Carlos  Santos da Silva - Políticas Públicas
251.          Gerson Bernardes - Políticas  Públicas
252.          Nilza Bernardes - Políticas Públicas
253.          Dionara Gonçalves - Políticas Públicas
254.          Mateus Marchioro - Engenharia Mecânica
255.          Stanley Pelc Guerra - Engenharia Quimica
256.          Desiree Marcelo - Pedagogia
257.          Rafael Tabares - Ciências Sociais
258.          André Ripoll - Arquitetura
259.          Eduardo Groth - Engenharia Mecânica
260.          Mirna Griselda Anocibar – Nutrição
261.          Daiane Führ  – Nutrição
262.          Carollina Fraga Da Ré  – Nutrição
263.          Barbara Frare Greggianin  – Nutrição
264.          Luiza Vigne Bennedetti  – Nutrição
265.          Renata da Silva Steffens  – Nutrição
266.          Claudia Kirst  – Nutrição
267.          Vanessa Giacomeli  – Nutrição
268.          Fernanda Trespach dos Santos  – Nutrição
269.          Carla Redin  – Nutrição
270.          Maiara Luz da Silveira  – Nutrição
271.          Carla Garcêz Rodrigues dos Santo  – Nutrição
272.          Ludymila Schulz Barroso  – Nutrição
273.          Maiara Luz da Silveira  – Nutrição
274.          Mônica Maurer Sost  – Nutrição
275.          Fernanda Carolina Telles da Silva Fróes – Nutrição
276.          Lucía Mendez López – Nutrição
277.          Gabriela Marques Costa – Nutrição
278.          Fernanda dos Santos – Nutrição
279.          Karina de Vargas Cony – Nutrição
280.          Luciana da Silveira Klein – Nutrição
281.          Rochelly de Azevedo Fernandez – Nutrição
282.          Thiago Perito Amorim  – Nutrição
283.          Claudia Rossi Stem – Nutrição
284.          Claudio Moller – Nutrição
285.          Júlia Zanchetta Zys – Nutrição
286.          Mauren Minuzzo de Freitas – Nutrição
287.          Bruna Cherubini Alves – Nutrição
288.          Dhara Gonçalves Pinto – Nutrição
289.          Joyce Yukie Yamakawa Satamoni – Nutrição
290.          Fernanda Chaves Cardoso – Nutrição
291.          Neusa Teresinha Klein – Nutrição
292.          Rigel Marroquin – Nutrição
293.          Bruna Montelli Lacerda – Nutrição
294.          Cristina Carra Forte – Nutrição
295.          Claudia Kirst – Nutrição
296.          Alessandra Romana Camilotto Cecchin  – Nutrição
297.          Cassiany Simões Silva – Nutrição
298.           Jéssica Vianna Manson – Nutrição
299.          Paula Zart Krebs – Nutrição
300.          Mariana Klafke Alves – Nutrição
301.          Cássia Daniele Trindade – Nutrição
302.          Gabriela Monteiro Grendene – Nutrição
303.          Taís Martins da Silva – Nutrição
304.           Fernanda Quadros da Silva – Nutrição
305.          Juliana Kur Sanderv – Nutrição
306.          Lais Cardoso Fagundes – Nutrição
307.          Patricia Andressa Horbach Rieth – Nutrição
308.           Karen Yurika Kudo – Nutrição
309.          Vinícius Stone Silva – Nutrição
310.          Scheine Leike Cunhoda – Nutrição
311.          Sidnei Goulart Junior – Nutrição
312.          Lisandréa da Conceição Caetano – Nutrição
313.          Ludymila Schulz Barroso – Nutrição
314.          Katiane Santiago Rodrigues – Nutrição
315.          Natasha K. Malinoski – Nutrição
316.          Aline R. Souto – Nutrição
317.          Karina Romeu Montenegro  – Nutrição
318.          Patricia Idalina Rodrigues – Nutrição
319.          Kelli Gerber – Nutrição
320.          Bárbara de Deus – Nutrição
321.          Jéssica Elkfury – Nutrição
322.          Mileni Vanti – Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário